quinta-feira, 10 de março de 2011

É perfeitamente possível conviver com o Diabetes. Adaptar-se ao Diabetes exige uma Reeducação nos Abitos e Costumes.

A educação em diabetes é uma atividade vital para o controle da doença.

Hoje em dia a educação em diabetes vem sendo considerada uma das atividades vitais, uma vez que é através de um processo dinâmico e contínuo de aprendizado que poderá incorporar os conhecimentos de que precisa.
É importante salientar, no entanto, que a educação em diabetes não se limita a "ler um livrinho" ou assistir a uma palestra sobre o assunto. Ela requer um empenho total, não só para aprender cada vez mais, mas, principalmente, para praticar cada vez mais aquilo que aprendeu.


Outros fatores de sucesso no controle do diabetes

A motivação pessoal, a disciplina e a força de vontade são requisitos fundamentais para um bom controle do diabetes.
Afinal de contas, o diabetes bem controlado exige sacríficios por parte do paciente: ter que se alimentar em horários e quantidades previstas, ter que se exercitar, tomar injeções diárias ou comprimidos.
O apoio social e familiar, aliado a um bom equilíbrio emocional, cria condições favoráveis ao reforço de atitudes positivas em relação à doença. O estresse emocional pode ter consequências bastante negativas para o controle glicêmico.

Automonitorização: O Controle Domiciliar do Diabetes.

Quem tem diabetes precisa saber a quantas anda o controle de sua glicemia nas diversas horas do dia e durante todos os dias. Provavelmente, a maioria ainda só faz um exame de glicemia a cada seis meses ou um ano, quando visitam o médico para sua avaliação periódica.
É evidente que essa informação tem pouca ou nenhuma valia, uma vez que a glicemia se altera a cada minuto, sujeita a vários fatores e, assim, esse exame feito a cada seis ou 12 meses pouco diz sobre o estado real de controle do paciente. Hoje em dia, a moderna tecnologia já dispõe de mini-aparelhos portáteis e automatizados para permitir a realização da glicemia, pelo próprio paciente e com apenas uma pequena gota de sangue, com resultado a partir de 12 segundos. Com esse tipo de recurso disponível, o exame de sua glicemia pode ser feito em casa, na hora que precisar e sem dificuldade. Os resultados são precisos e confiáveis.

Automonitorização

É o nome dado a essa prática que permite a quem tem diabetes realizar em casa suas glicemias de controle.
Testes de glicose na urina também estão disponíveis para controle domiciliar e constituem uma prática bastante comum. Entretanto, os testes urinários de glicose apresentam várias limitações e, hoje em dia, estão perdendo sua popularidade para os testes sangüíneos (glicemia).

Um comentário: