sexta-feira, 4 de março de 2011

Cor, alegria e fantasia. Como preparar os pequenos para a grande folia

Na hora de procurar a fantasia mais adequada para a criançada, os pais não podem esquecer alguns cuidados básicos. Não basta escolher trajes alegres e brilhantes ou optar pelos personagens favoritos dos filhos. Segundo o presidente da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, Dr. Edson Liberal, a preocupação maior deve ser com o conforto e com a saúde dos pequenos. 

Segundo Edson Liberal, a primeira dica é pensar que em todo o Brasil está muito calor. Então, a recomendação é usar uma fantasia leve e que cubra uma menor parte possível do corpo. "Nada de fantasias pesadas. Se a criança veste uma roupa que cobre todo o corpo tende a transpirar mais, perder mais suor, e a possibilidade de desidratar com esse calor é muito grande", completa. 

Ou seja, vestidos e macacões de manga comprida não combinam com calor. A Preferência deve ser por vestimentas mais frescas. Por isso, o ideal é evitar tecidos sintéticos, que não permitam a pele "respirar", deixando a criança mais acalorada. Além disso, tecidos como lycra, nylon e cetim, tingidos com muita coloração, podem desencadear irritações na pele, que podem ser transformadas em feridas e machucados doloridos em curto prazo. 

O pediatra também destaca que é importante evitar maquiagens e pinturas que possam irritar e causar alergias nos pequenos. Os pais devem optar por maquiagem hipoalergênica ou pintura de rosto atóxica, apropriada para uso em crianças. Ao chegar em casa após a folia, a dica é hidratar bem a pele da criança após o banho, para evitar irritações. 

Na hora de escolher o calçado, a indicação são os tênis, as sandálias e os sapatos baixos ou até mesmo botinhas confortáveis, que dêem boa sustentação aos pés e evitem as desconfortáveis bolhas. 

E para a criança não se perder, a orientação é os pais colocarem uma identificação na fantasia com nome e telefones para contato. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário