sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fibras

 
Quais os reais benefícios das fibras para saúde? Quais são as melhores fontes para uma dieta saudável? Qual o papel das fibras na prevenção de doenças como câncer, diabetes e doenças do coração? Aqui estão reunidas informações para elucidar estas e outras questões com impacto direto em sua saúde.

O que são fibras?

Conceito: Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. São cadeias de açúcares que não podem ser quebradas pelo sistema digestivo, passando intactas pelos intestinos sem serem absorvidas.

As fibras são classificadas em dois tipos: Solúveis ou insolúveis em água. Estas diferenças são importantes, pois estão relacionadas ao efeito das fibras no risco de desenvolver certas doenças.

As recomendações atuais são que uma pessoa ingira pelo menos 20 gramas de fibras por dia, sendo que aqui não estão inclusos suplementos artificiais de fibras.

Quanto mais calorias uma pessoa ingere por dia, mais fibra seu organismo necessita.

Fibras e doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, e são causados pelo entupimento das artérias por placas de colesterol.

Ter fibras é um fator protetor contra doenças cardiovasculares, segundo estudos conduzidos em Harvard. Dietas ricas em fibras reduzem o risco de doença coronariana em 40%.

Fibras também possuem um papel protetor e preventivo contra a síndrome metabólico, que inclui pressão alta, tolerância a glicose, excesso de peso, aumento de triglicerídeos e redução do bom colesterol.

Fibras e diabetes Tipo 2

As fibras são benéficas tanto na prevenção quanto no controle do diabetes Tipo 2.

Estudos demonstraram que pessoas que ingerem pelo menos 02 porções de alimentos ricos em fibras por dia, têm redução de 21% no risco de desenvolver diabetes.

Fibras e constipação intestinal

Constipação intestinal ou intestino preso é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos.

A boa notícia é o funcionamento do intestino é altamente sensível às fibras da dieta.

As fibras presentes no farelo de aveia e de trigo parecem ser mais eficientes para constipação do que outras fontes de fibras, como frutas e verduras. Os especialistas recomendam uma elevação gradual da quantidade de fibras na dieta, assim como o aumento da ingestão de água, já que as fibras absorvem o líquido.

Fibras e câncer de intestino

Por muitos anos foi dito que o consumo de fibras reduzia o risco de câncer de intestino. No entanto, grandes estudos não mostraram esta relação.

O que se viu foi que pessoas que preferiam fibras ao invés de carnes vermelhas e gorduras de origem animal realmente tinham menor risco de desenvolver câncer de cólon, mas o fato estava ligado à redução da ingestão de gorduras saturadas.

Mesmo não tendo comprovação na prevenção do câncer de intestino, muitos outros benefícios já se mostraram comprovados e são motivos suficientes para uma dieta rica em fibras.

Fontes de fibras

Fibras solúveis:

- aveia;
- castanhas e nozes;
- feijão, ervilha, soja e lentilha;
- maçã e pêra.

Fibras insolúveis:

- farelo de trigo;
- arroz integral;
- granola e grãos inteiros em geral;
- cenoura;
- pepino;
- abóbora;
- tomate.

Fibras: referências bibliográficas

Este guia sobre fibras foi produzido pelo Editorial Médico utilizando fontes nacionais e internacionais de confiança para apresentar informações atualizadas e respaldadas em consensos e pesquisas médicas. Dentre as fontes científicas utilizadas estão:

1. Department of Nutrition at Harvard School of Public Health. The Nutrition Source Website. Revisado em maio de 2008. Centro de nutrição da escola de saúde pública de Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo.
Fonte: Banco de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário