segunda-feira, 1 de março de 2010

A importância da boa alimentação na terceira idade



 
As bases para uma alimentação correta são sempre as mesmas, porém cada fase da vida merece cuidados especiais. A Dra. Jaine Maria Vieira, especialista em Nutrição Clinica, e doutora em nutrição na área de envelhecimento na Universidad Complutense de Madrid-Espanha responde algumas dúvidas

A alimentação do idoso deve ser diferente das outras pessoas?
Não. Existe é um consenso de que a alimentação do idoso deve ser variada, saudável e balanceada. As necessidades proteicas, calóricas e de lipídios diárias não são muito diferentes das de grupos mais jovens de pessoas.

Deve-se ter cuidado na alimentação dos idosos que apresentem algumas dificuldades para mastigação e deglutição. Já os que apresentem doenças como diabetes mellitus, cardiovasculares e outras decorrentes do envelhecimento devem observar e respeitar as restrições dietéticas quando orientadas para este fim, o que não significa que a alimentação não seja variada e saborosa.

É verdade que o idoso deve consumir menos calorias e mais alimentos protetores?

As pessoas idosas não são tão ativas quanto os indivíduos mais jovens, portanto requerem menos energia (calorias) dos seus alimentos para manter o mesmo peso, por isso do consumo de uma alimentação saudável constituída de variedades de alimentos, entre estes os chamados alimentos protetores (antioxidantes), que são importantes para proteger contra danos causados por radicais livres associados ao envelhecimento. Alimentos (frutas e legumes) de cores variadas (amarelos, verdes, vermelhos, ricos em vitaminas A, C e licopeno) devem ser ingeridos diariamente conforme a orientação do profissional da saúde.

Doces e frituras podem ser um hábito dos idosos?

Às vezes podem ser, porque muitas vezes o idoso mantém os mesmos hábitos de que quando jovem, porém com o envelhecimento esse hábito deve ser restrito devido às doenças chamadas crônicas não transmissíveis (diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e outras).

O uso do grupo de gorduras, óleos e doces deve ser usado com parcimônia.

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas por idosos?

As bebidas alcoólicas não devem ser consumidas por idosos por dois motivos: álcool interage com o medicamento, diminuindo o seu efeito, e também diminui os reflexos.

Em alguns momentos de ocasião social a bebida alcoólica pode ser liberada, desde que sempre consultado seu médico.

Como alimentar idosos que já não podem preparar sua própria comida e estão debilitados? Sopas são a melhor alternativa?

Se o idoso está debilitado, sem condições de preparar sua própria comida, deve ter junto a si uma "cuidadora" para ajudá-lo a alimentar-se. As sopas podem ser uma das refeições, e nunca como refeição diária única. Várias são as formas (receitas) de preparo dos alimentos in natura que proporcionam para o idoso debilitado uma alimentação adequada, saudável e saborosa para manter seu estado nutricional e conservar seu apetite.

É necessário o idoso fazer uso de suplementos vitamínicos?

O uso de suplementos vitamínicos deve ser avaliado da necessidade. Existem situações em que a alimentação é inadequada, o que faz com que o idoso tenha uma carência de algumas vitaminas, porém, este fato não justifica o uso indiscriminado de suplementos de vitaminas pelo idoso.

Quando a alimentação é adequada às necessidades e saudável não apresentam sinais clínicos de deficiência vitamínica.

Também é comum entre as pessoas idosas a deficiência de vitamina D e cálcio porque o envelhecimento leva a uma diminuição da absorção intestinal da vitamina D ativa e da capacidade da pele de produzir seu precursor, a vitamina D3. O uso da reposição da vitamina deve ser avaliado pelo seu médico, porque em algumas doenças o uso é contraindicado.

A ingestão de fibras por que é importante?

A ingestão de fibras é importante porque muitas das pessoas idosas têm problemas de funcionamento dos intestinos. Portanto, há uma necessidade de incluir alimentos com alto teor de fibras, que ajudam a manter o funcionamento dos intestinos, e também estão associados à redução dos riscos de doenças cardiovasculares (baixar os níveis de colesterol plasmático), câncer, entre outras.

Também há necessidade de maior ingestão de líquidos para evitar o risco de constipação e desidratação. A recomendação é para consumir em torno de oito copos de água por dia a fim de garantir todas as necessidades biológicas do organismo.

Dicas para uma alimentação saudável

- Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

- Comece as refeições preferencialmente com saladas.

- Não deixe de comer nada por não conseguir mastigar.

- Prefira alimentos naturais, como frutas, vegetais, legumes e cereais integrais, que contêm fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

- Tempere suas refeições com condimentos naturais (alho, cebola, salsa, limão, manjerona, alecrim...).

- Prefira carnes magras (carnes vermelhas, peixe, frango grelhado, assado ou ensopado).

- Prefira óleos vegetais (soja, girassol, milho, canola, azeite de oliva).

- Beba líquidos, especialmente água, chás, sucos.

Modere

- Modere os queijos (colonial, parmesão...).

- Modere carnes vermelhas gordas.

- Modere gorduras de origem animal (banha, manteiga, toucinho, bacon, nata, creme de leite).

- Modere frituras em geral (1 vez na semana é o mais indicado).

- Modere os embutidos (estes contêm muito sal e gordura).

- Modere bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos artificiais.

- Modere produtos industrializados (enlatados, salgadinhos, temperos, mostardas, catchup, maionese, caldos de carne, galinha, legumes).

- Modere o sal.

- Leia os rótulos dos alimentos, verificando seu valor nutricional, validade e sua composição.

Fonte: www.comunidadediabetes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário