sexta-feira, 26 de março de 2010

Quais os segredos para mehor armazenar insulina

Utilizar corretamente a insulina requer não só aplicação adequada, nos locais certos e com o correto uso de agulhas, seringas ou canetas, mas, também, seu armazenamento apropriado antes mesmo da abertura do frasco e durante sua utilização. O alerta é da enfermeira e educadora em diabetes, Nívia Pissaia Sanches, do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nívia Pissaia Sanches – “Está havendo um esforço enorme do Ministério da Saúde para unificar as orientações com relação ao armazenamento da insulina, com um programa que está sendo desenvolvido dentro do Plano de Reorganização do Tratamento de hipertensão e diabetes mellitus.

A primeira recomendação é que nunca se congele a insulina e que ela não seja transportada em embalagem contendo gelo seco. Por isso, quando a pessoa vai retirar sua insulina, seja no posto de saúde, seja numa farmácia, não é necessário levar consigo isopor com gelo, prática bastante comum, infelizmente, em determinados locais de distribuição.

A insulina pode ser transportada em temperatura ambiente, devendo apenas ser protegida de temperaturas extremas e da exposição à luz direta.

Em viagens, não coloque a insulina junto com as bagagens. Se for viajar de avião, o ideal é carregá-la na bagagem de mão, pois o compartimento reservado para as malas tem temperatura extremamente baixa. Se a viagem for muito longa, é possível transportar a insulina em isopor, sem colocação de gelo.

É preciso ficar atento para que o frasco não fique em locais de calor excessivo, como o porta-luvas do carro, por exemplo, nem seja guardado em lugares como estufas, em cima de fogão ou de aparelhos elétricos que, quando ligados, emanam calor.

A insulina em uso, que já foi aberta, pode ser mantida fora da geladeira, desde que o local seja o mais fresco da casa, protegido do calor e da luz. Depois de aberta, ela pode ser utilizada em até quatro semanas.

Se você tem frascos em estoque, deve guardá-los na geladeira, de preferência na repartição acima da gaveta de legumes. Lembre-se sempre que a primeira insulina que chega é a primeira que deve ser utilizada.

Ao adquirir sua insulina, não compre em farmácias que deixam o produto no balcão. Prefira os estabelecimentos que guardam os frascos em geladeira. E, atenção, veja sempre a data de validade do produto antes de levá-lo para casa. Não use, de forma alguma, insulina com prazo de validade vencido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário