sexta-feira, 26 de março de 2010

O que dificulta o condicionamento físico no diabetes?

Diversos estudos apontaram que diabéticos praticantes de atividades físicas tendem a uma diminuição do condicionamento físico comparados a não diabéticos, embora estudo recente tenha constatado que eles atingem o mesmo consumo máximo de oxigênio, relata o educador físico William Komatsu, coordenador do Departamento de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
William Komatsu - "Uma hipótese que observamos em estudo já realizado e que pretendemos aprofundar brevemente é que o diabético remove o ácido lático de forma mais lenta. O ácido lático é produzido pelo organismo durante atividades intensas, principalmente as anaeróbias. Dependendo de sua intensidade e duração, se o atleta passa de seus limites, o organismo libera ácido lático e é ele que determina a fadiga.
Normalmente, esse ácido é reabsorvido e parte dele é transformado em energia novamente. Após o término da atividade, ele continua sendo absorvido e depois de cerca de três horas é totalmente removido. No caso do diabético, parece que a absorção durante a atividade é mais lenta e, posteriormente, há um tempo maior até que ele seja todo absorvido pelo organismo.
Por essa hipótese, a presença do ácido lático no diabético seria a causa de sua maior sensação de cansaço e, consequentemente, de seu menor nível de condicionamento.
Entretanto, essa afirmação ainda não é conclusiva. Estamos planejando realizar um estudo para verificar se a hipótese corresponde à realidade e se a presença do ácido lático por maior período de tempo interfere no comportamento da glicemia do atleta diabético, uma vez que esse ácido é hiperglicemiante."
Fonte " Diabetes Nós Cuidamos "

Nenhum comentário:

Postar um comentário