1.- O que é o diabetes tipo MODY ?
É um tipo pouco freqüente de diabetes. Calcula-se que 1 de cada 100 pessoas diabéticas o têm.
Deve-se a um problema genético de herança dominante, isto é, que se transmite fortemente dos pais para filhos. Uma pessoa com diabete MODY a transmitirá aproximadamente à metade de seus filhos.
Para diagnosticá-lo é um requisito indispensável que o pai ou a mãe tenham diabetes, ainda que seja muito leve. São famílias nas quais há pais, filhos, avôs e primos com diabetes.Costuma diagnosticar-se na infância ou juventude, e não precisa de insulina, ao menos durante alguns anos.
2.- Quantos tipos de diabetes MODY existem ?
Conhecem-se 6 tipos diferentes, mas os mais comuns são o MODY 2 e o MODY 3 :
Características do MODY 2:
- Costuma-se diagnosticar na infância, ainda que existam muitos adultos que a têm e não o sabem.
- Os níveis de glicose não são muito altos (menos de 160 mg/dl), e não precisam normalmente de nenhum tipo de tratamento.
- Diferente dos outros tipos de diabetes não produz com o tempo danos na retina, rins, coração etc.
- As mulheres com este tipo de diabetes podem diagnóstica-ló pela primeira vez na gravidez, ao fazer-se a curva glicêmica. Depois da gravidez costumam manter a glicose alta.
MODY 3:
- Costuma-se diagnosticar entre os 14 e os 30 anos.
- Costuma-se diagnosticar entre os 14 e os 30 anos.
- É uma doença progressiva: no princípio se trata com dieta, mas com os anos será preciso utilizar medicamentos antidiabéticos orais e inclusive insulina. Ultimamente se descobriu que é um diabetes que responde muito bem a um tipo de antidiabético oral, inclusive em alguns casos nos quais o paciente leva anos sendo tratado com insulina.
- Se não se controlam bem os valores de glicemia a longo prazo pode produzir alterações na retina, rim, coração, etc., como ocorre no diabetes juvenil e no diabetes do adulto.
3.- Como se faz o diagnóstico do diabetes tipo MODY ?
Para se fazer o diagnóstico com segurança é necessário fazer o diagnóstico genético. Só é necessário extrair um tubo pequeno de sangue (como para qualquer análise rotineira).
Um médico especializado em diabetes poderá lhe dizer se for o caso, quando está indicado fazer o estudo.
4.- Por que é importante fazer o estudo genético ?
- Se for feito o diagnostico de MODY 2 , você ficará sabendo que sua diabetes não vai evoluir e normalmente não terá complicações e não precisará tratamento. Poderá tranqüilizar outros membros de sua família que também a tenham
- Se for feito o diagnostico de MODY 3 se tentará tratá-lo com um tipo de antidiabético adequado a essa doença. É provável que se você toma insulina (você ou algum membro da família) possa mudar para comprimidos, ao menos durante alguns anos.
5.- Sempre me disseram que tenho diabetes tipo 1 ou diabetes juvenil. Posso ter diabetes MODY?
É bom suspeitar se :
- Seu pai ou sua mãe, além de avôs ou primos, têm diabetes.
- Se tratou com dieta ou comprimidos, e não precisou de insulina durante os primeiros anos do diagnóstico, e seu médico lhe disse que seu pâncreas ainda fabrica insulina.
6.- Sempre me disseram que tenho diabetes do adulto ou diabetes tipo 2. Posso ter diabetes MODY ?
É bom suspeitar se :
- Seu pai ou sua mãe, além de avôs ou primos, têm diabetes.
- Se diagnosticou o diabetes antes dos 40 anos.
- Não tem sobrepeso ou obesidade.
- Não tem a pressão e nem o colesterol alto.
Fonte : Sociedade Espanhola de Diabetes.
Tradução Portal Diabetes
Nenhum comentário:
Postar um comentário