sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aprovada a primeira caneta-adesivo (patch-pen) para aplicação de insulina

Finesse é o nome deste novo dispositivo


   

Finesse é o nome deste novo dispositivo super simples para aplicar insulina em "bolus", produzido pela Calibra Medical. Ele não apresenta nenhuma parte eletrônica, o que faz seu uso mais fácil. O aparelho serve somente para "bolus" de insulina ultra-rápida, que serve para cobrir refeições e para correções de glicemia - e não para insulinas de ação basal.

O design é muito fino, e fica invisível na maioria das roupas, e é colado à pele através de partes adesivas resistentes à água.
Para aplicar 1 unidade de insulina, é só clicar nos botões laterais, e pelo próprio tato e som, a pessoa sabe quantas unidades foram aplicadas. Dependendo do modelo, cada click no botão pode ser de 1 ou 2 unidades e eles estão pensando em desenvolver um modelo onde cada click será 5 unidades e outro com 0,5 unidades. Para garantir a segurança é necessário apertar conjuntamente os 2 botões de cada lado ao mesmo tempo. 

A insulina é infundida através de um tubo fino inserido no subcutâneo. Utiliza Agulhas 27G para inserção, mas os fabricantes prometem para breves agulhas menores. O reservatório, com capacidade para 200 unidades, é preenchido com uma seringa que vem junto, numa janela que fica no dorso do dispositivo. O dispositivo deve ser trocado a cada 2 a 3 dias.

O Finesse ainda não está disponível para comercialização e sem data para isso, sem informação sobre preços. 

Fonte : Endocrinologia e Diabetes - Dr. Marcelo Lima

Um comentário:

  1. Que maravilha, seria bem mais fácil para os nossos pequenotes.

    ResponderExcluir