terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mais movimento e menos diabetes

O exercício é também conhecido como atividade física e inclui qualquer prática que mantenha você em movimento, como caminhar, dançar ou subir escadas.Você pode adquirir os benefícios de ser fisicamente ativo sem ter que ir à academia, praticar esportes, ou usar equipamentos sofisticados.

Quando você está fisicamente em forma, você tem a força, a flexibilidade e a resistência necessárias para suas atividades diárias. Ser fisicamente ativo ajuda a todos a se sentirem melhor física e mentalmente.

A atividade física é capaz de diminuir sua glicose sanguínea (glicemia), pressão arterial e colesterol. Ela também reduz seu risco para doenças cardíacas e derrame cerebral, alivia o stress, e fortalece seu coração, músculos e ossos.

Além disso, a prática da atividade física regularmente ajuda a insulina a trabalhar melhor, melhora sua circulacão sanguínea, e mantém suas articulacões flexíveis. Se você está tentando perder peso, uma combinação de atividade física e hábitos alimentares saudáveis pode ajudá-lo a alcançar seu peso alvo e mantê-lo estável.

Dez principais benefícios de se manter ativo

1- Melhora os níveis da glicose no sangue. A atividade física torna seu corpo mais sensível à insulina e também queima a glicose. Por meio dessas duas ações ocorre uma diminuição no nível de glicose.

2- Diminui a pressão arterial. A atividade física ajuda o coração a bombear o sangue mais forte e lentamente.

3- Melhora a gordura no sangue. O exercício pode aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL) e triglicérides.

4- Diminui a quantidade de medicação para controle do diabetes (insulina ou comprimidos), pois o exercício pode diminuir os níveis de glicemia e o peso. Com isso, a necessidade de medicação também diminui.

5- Ajuda a perder e manter o peso.

6- Diminui o risco de apresentar outras doenças como infarto, acidente vascular cerebral (derrame), alguns tipos de câncer e osteoporose.

7- Melhora o sono e dá mais energia.

8- Melhora o estresse.

9- Fortalece seus músculos e ossos.

10-Torna-o mais flexível.

Fonte: Centro de Diabetes Hospital Sírio Libanês 

Um comentário:

  1. Olá,

    Pessoas com diabetes precisam monitorar a glicose, tomar a medicação, exercitar-se regularmente e ajustar seus hábitos alimentares.

    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir