domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Carnaval está chegaaando!!!!!!!

Carnaval está chegando!! Para os foliões de plantão já é bom ir se preparando e organizando... 
Nós vamos com toda a familia para um resort aqui em Alagoas, e eu vou começar a me organizar a partir dessa semana, pois na próxima, supermercados e lojas ficam uma loucura!!!! 

Vou ver se temos tudo o que precisaremos para os 6 dias, já que o hotel fica no meio do nada, e o acesso a compras de ultima hora fica difícil....

Fora tudo o que se leva para uma criança em qualquer viagem que fazemos, criamos uma listinha padrão para o diabetes do que  não podemos esquecer de colocar na mala :
- Ampola reserva para a Levemir e para a Novorapid (levo numa bolsinha térmica e deixo lá no frigobar do quarto) - tenho medo de a caneta cair no chão e quebrar a ampola... sei lá!?!?!?!
- A ampola de glucagon para alguma emergência
-Caixa reserva de tiras reagentes, agulhas, bulbo de lanceta e algodão com alcool,
-Pilhas sobressalentes para o glicosímetro (já aconteceu de acabar e passarmos sufoco sem ele)
-"lanchinhos" (Mesmo sendo o sistema "all inclusive", sabe-se lá o que pode acontecer não é?!?!?!)
- Remedios de emergência (anti-térmico, anti-alérgico, e etc)

Vou fazer também, já que esses hoteis tem clubinhos, recreadores e muitas atividades, um cartão de identificação de diabetes e de telefones para emergência, para deixar preso em sua roupa ou no seu bolso... Depois de pronto eu posto aqui....

De resto, só biquínis, roupas, fantasias e muita, muita disposição para correr atrás dela o dia toooodo!!!!!!!

Vi essa reportagem sobre esse assunto da Redação Online da SBD e achei interessante postar......

Carnaval: Diversão com Saúde
por Camila Leporace
O Carnaval se aproxima: é uma época de festas, agitação e alegria, mas também de muito desgaste físico e calor. Para se divertir de forma saudável e sem riscos para a saúde, alguns cuidados importantes devem ser observados.
No Carnaval, o consumo de álcool aumenta muito, especialmente entre os jovens e adolescentes. “O álcool utilizado indiscriminadamente causa depressão do sistema nervoso central, reduzindo os reflexos e podendo levar a acidentes de uma maneira geral”, alerta o Dr. Levimar Rocha Araújo, Professor de Fisiologia da Faculdade de Ciencias Medicas de MG. O álcool representa riscos de hipoglicemia - baixa da glicose com alteração da consciência – e pode levar ao coma glicêmico.
No entanto, não há motivo para desanimar. Tendo como palavra-chave a moderação, até mesmo a ingestão de uma pequena dose de bebida alcoólica pode fazer parte do Carnaval, até mesmo de quem tem diabetes. Deve-se prestar atenção às doses seguras para o consumo de álcool por diabéticos. Segundo a American Diabetes Association (ADA), duas doses por semana para as mulheres e três doses para os homens são permitidas. Cada dose equivale a dois copos de cerveja, ou um copo de vinho. A quantidade de álcool permitida para cada pessoa com diabetes pode variar de acordo com o tempo de diabetes, o controle (glico hemoglobina dentro dos valores de referência) e o nível da glicose no momento da ingestão da bebida.
Apesar da tentação de ingerir bebidas alcoólicas nesse período, opções mais leves e saudáveis podem apresentar mais vantagens para os foliões se sentirem bem durante todo o tempo em que estiverem festejando. A água e os refrigerantes dietéticos são grandes aliados. Podem ser encontrados facilmente à venda nas ruas e são seguros, por serem industrializados. O Dr. Levimar Araújo tem ainda outras dicas para os foliões que têm diabetes curtirem com tranqüilidade:
• Monitorizar;
• Fazer os exames de ponta de dedo, antes durante e depois da ingestão;
• Manter-se hidratado e, principalmente, não esquecer da alimentação e da insulina;
• Dar atenção especial ao repouso e à qualidade do sono para evitar o desgaste físico exagerado.
“Faça uma refeição a cada três horas e meia”, recomenda o médico, complementando que essa alimentação deve ser composta de muita fruta e sucos com baixo índice glicêmico. “A limonada suíça, por exemplo, é uma boa opção, enquanto o suco de laranja deve ser evitado por conter alto índice glicêmico”.
Outra dica interessante é procurar fazer as refeições em horários aos quais se está acostumado, pois essa regularidade também ajuda a evitar a hipoglicemia. Para facilitar a alimentação entre blocos e bandas e evitar os alimentos vendidos por ambulantes sob o sol, que podem estragar e fazer mal à saúde, os foliões são encorajados a levar a tiracolo seus próprios “kits de sobrevivência”: barras de cereal, frutas, água e açúcar, para o caso de haver uma emergência de baixa da glicose. É recomendado que se abuse de água antes, durante e depois das festas.
A alimentação, no entanto, precisa estar na dose certa: com qualidade e sem excessos que podem ser prejudiciais. Frituras e alimentos difíceis de serem digeridos devem ser evitados, enquanto os carboidratos, como o pão, o arroz e o macarrão, as carnes magras e os legumes, além das frutas, são ótimos para repor as energias, vitaminas e para manter a boa ingestão de fibras.
Bom Carnaval saudável para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário