quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Hemoglobina Glicada

Ufa!!!!! Finalmente sairam os resultados dos exames da Júlia, e o estrago das doenças dos meses anteriores até que não foi tão grande!!! A hemoglobina dela deu 8%... 
Eu realmente depois de tanto perrengue e até corticoide tomado, fico um pouco aliviada de não ter passado dos 8....

Nunca tinha parado pra fazer uma análise real desses 3 anos de diabetes, nunca fiz um histórico de glicadas, e  nunca parei para analisar resultados de laboratórios, então resolvi fazer e fui arrumar as pastas dos exames da Júlia...
lógico que numa situação dessas não tem quem não pare para questionar seus métodos e responsabilidades... Sei que talvez possa ser um dos nossos grandes erros, mas desde o inicio disso tudo, nunca nos prendemos muito aos exames de laboratório... Sempre fomos muito preocupado com o dia-a dia e de viver um dia de cada vez...
Quando descobrimos, Julia foi diagnosticada com um simples exame de ponta de dedo, que logo de cara deu "HI", e o diagnóstico já estava na cara...  Não precisou ser hospitalizada e nem fazer exames complementares. Dali já começou a ser medicada, tomar a insulina e se adaptar com a alimentação e contagem de CHO...
Só fomos fazer os primeiros exames dela mais de 4 meses depois do diagnóstico, um pouco antes de nossa ida para São Paulo para uma consulta com Dr. Luiz Eduardo Calliari...
Aí Julia estava com uma Hemoglobina Glicada de 8,3%... 
O interessante desses primeiros exames dela é que os "Anti" deram todos ou negativos ou indeterminado... Nada afirmava que ela tinha Diabetes!!! E dizem que em Diabéticos, cerca de 98% aparecem algum marcador Positivo para algum dos anticorpos... Parece que minha pequena ficou entre os 2% restantes....
-Anti Tpo deu normal
- Anti Gliadina IGA, Anti Gliadina IGG, Anti Transglutaminase IGA, Anticorpo Anti IGG e Anti Endomisio deram negativos
- Anti ilhota deu Não reagente
- Anti insulina deu indeterminado
Na consulta com Dr. Calliari, já que estávamos em São Paulo e que os exames deram tão inconclusivos, cogitamos com ele a idéia de refazermos os exames no Laboratório Fleury, custaria caro, mas faríamos se fosse necessário... Ele muito sábio como é, nos disse que só se tivéssemos curiosidade de ter mais detalhes, pois para o tratamento escolhido para Julia e para seu diagnóstico o resultado de exames nada mudaria os procedimentos, o que importava para ela era realmente os sintomas Clínicos (coisa que Susana já tinha nos dito)... A curiosidade realmente não nos pegou e não refizemos os exames!!!!
Acho que por isso não me apego tanto a exames!!! Acho bom fazer por um controle e um histórico e para ajustes mais finos... A nossa rotina e cuidados diários e tentativas de ficar sempre na meta são muito mais importantes que qualquer exame...

Mas vou tentar ser mais cuidadosa com a frequência que fazemos as HbA1C da Júlia... Ano passado por exemplo, em vez de fazermos 4 vezes como seria o ideal (3 em 3 meses), fizemos apenas 2 vezes...

Aí está o histórico da Juju dos Ultimos 3 anos...

Abril 2008 - HbA1c de 8,3%
Agosto 2008 - HbA1c de 7,6%
Março 2009 - HbA1c de 8,5%
Julho 2009 - HbG (não é a A1c, os valores de referência são diferentes) - 10,5% - Assunto do próximo post
outubro 2009 - HbA1c de 8%
Janeiro 2010 - HbA1c de 7,8
Julho de 2010 - HbA1c de 7%
Janeiro 2011 - HbA1c de 8%

Esse vai e vem  de  Glicadas, muitas vezes desamina sim, mas temos que ter sempre a esperança que na próxima virá melhor... E assim a vida vai.....
No caso de Julia, com tanto descontrole, as coisas podiam ter sido piores....


7 comentários:

  1. Olha que curioso, os exames da Vittoria foram assim também, negativos e/ou indeterminados, fiquei encucada e nosso Doutor me disse a mesma coisa... "Não precisamos de exame pra saber que sua filha tem diabetes, mas se quiser, podemos repetir." - Também não repeti,era tudo mto óbvio.

    Estamos combinando na A1C também!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Carol, olha só que engraçado...toda vez que dá uma glicada alta, fico esperta pra próxima...aí na próxima dá uma abaixada...aí qdo sai um resultado legal, acho que acabo dando uma relaxada ai a próxima vem um pouco mais alta e assim por diante... é difícil manter a linha sempre...o importante é não deixar sempre fora da linha...rsrs...bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Por aqui nossa rotina de exame é assim, 6 em 6 meses T4, TSH, Anti TPO e PERFIL LIPIDICO, O Anti TPO é importante por conta da tendencia do diabetico a problemas relacionados a Tireoide. e 3 em 3 meses a glicada e frutosamina.
    Quanto aos resultados, depois do diabetes eu vi explicação pra muita coisa que aconteceu antes relacionado a saude do Igor. aqui no Rio, não foi um ou dois medicos, todos que temos ido pedem a mesma coisa, que façamos os exames no SUS ou no Sergio Franco, de resto eles não terão parametros confiaveis.
    E eu realmente ja pude comprovar que dá uma diferença danada.
    Sem contar que o sistema de resultados do sergio franco é praticamente vitalicio e ele mesmo cria o grafico com outros resultados, dá pra criar um historico de saude e permitir que o medico veja de onde ele estiver, por exemplo, ela cresce, viaja sozinha e passa mal, com a carteirinha o medico pode solicitar acesso ao historico desde o primeiro exame, alergias, qualquer coisa que tenha sido anotado.
    a hemoglobina para a idade dela não está ruim, ta no limite aceitavel.
    Mas buscar melhorar mantendo a margem de segurança para evitar hipos é sempre bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar conosco estes resultados e todo este teu processo... Muita força para vcs no cuidado com esta pequena linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já estou me preparando para isso tudo, sei que nosso coração de mãe aperta com a apreensão do resultado da glicada. Mas pelo que vi, paece que a da Julia etá aceitável para a idade dela, que bom. Eu só tenho da Rafa a primeira de 10,7% mas já estou com o pedido para fazer em março. Esta próxima que vai mostrar os primeiros meses depois do diagnóstico e com o tratamento. Espero que fique tudo bem. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde! minha filha de 1 ano e 5 meses, diagnosticada com DM 1 aos 11 meses de vida apenas, depois de uma cetoacidose diabética ao qual quase a levou a uma fatalidade, hoje esta bem, saudável e com a última Glicada de 6,6, excelente demais, mas ela tem muitas hipo assintomática.

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de me apresentar me chamo Aline e minha bebê se chama Maria Luisa, Malu. Moramos no interior da Bahia, e amei esse blog.
    bj doce

    ResponderExcluir